Dispõe sobre a segmentação das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) para fins de supervisão, fiscalização e proporcionalidade regulatória e atualiza a lista para o exercício de 2025.
O DIRETOR DE NORMAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (PREVIC), no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo inciso I do art. 18 do Anexo I do Decreto nº 11.241, de 18 de outubro de 2022, e considerando o disposto no inciso III do art. 78 da Portaria MF nº 529, de 8 de dezembro de 2017, e no art. 4º da Resolução Previc nº 23, de 14 de agosto de 2023, resolve:
Art. 1º Esta Portaria estabelece os critérios sobre a segmentação das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) para fins de supervisão, fiscalização e proporcionalidade regulatória, considerando porte e complexidade e atualiza a Lista de EFPC por quadrante de segmentação para o exercício de 2025.
Segmentos
Art. 2º As EFPC serão enquadradas, em decorrência da soma dos fatores de porte e de complexidade, em um dos seguintes segmentos:
I – Segmento 1 (S1);
II – Segmento 2 (S2);
III – Segmento 3 (S3); ou
IV – Segmento 4 (S4).
Critério de porte
Art. 3º Para determinação do fator de porte da EFPC, será utilizada a razão entre a soma das provisões matemáticas de seus planos de benefícios e o total das provisões matemáticas de todas as EFPC e será atribuída a nota:
I – 4 quando a razão for superior a 1,5%;
II – 3 quando a razão ficar entre a 0,2% e 1,5%;
III – 2 quando a razão ficar entre a 0,05% e 0,2%; ou
IV – 1 quando a razão ficar entre a 0,01% e 0,05%.
Critérios de complexidade
Art. 4º Para a determinação da complexidade da EFPC, serão utilizadas a média ponderada dos 5 critérios descritos abaixo:
I – número total de participantes e assistidos (população), sendo atribuída as notas em relação a população total do sistema:
- a) nota 1 para as entidades com população no primeiro quartil;
- b) nota 2 para as entidades com população no segundo quartil;
- c) nota 3 para as entidades com população no terceiro quartil; ou
- d) nota 4 para as entidades com população no quarto quartil.
II – número de patrocinadores, sendo atribuída as notas em relação ao número total de patrocinadores no sistema:
- a) nota 1 para as entidades que possuam a quantidade de patrocinadores no primeiro quartil;
- b) nota 2 para as entidades que possuam a quantidade de patrocinadores no segundo quartil;
- c) nota 3 para as entidades que possuam a quantidade de patrocinadores no terceiro quartil; ou
- d) nota 4 para as entidades que possuam a quantidade de patrocinadores no quarto quartil.
III – número e modalidade de planos de benefícios, sendo a nota resultado da soma dos critérios apresentados abaixo:
- a) adiciona-se 1 ponto à nota, se a entidade possui plano de benefício definido;
- b) adiciona-se 1 ponto à nota, se a entidade possui plano de contribuição variável;
- c) adiciona-se 1 ponto à nota, se a entidade possui plano de contribuição definida; e
- d) adiciona-se 1 ponto à nota, se a entidade possui mais de 10 planos de benefícios.
IV – a razão entre o exigível contingencial e o ativo da EFPC, sendo atribuída as notas abaixo em relação a todo sistema:
- a) nota 1 para as entidades em que o valor da razão entre o exigível contingencial sobre o ativo da EFPC esteja no primeiro quartil;
- b) nota 2 para as entidades em que o valor da razão entre o exigível contingencial sobre o ativo da EFPC esteja no segundo quartil;
- c) nota 3 para as entidades em que a razão entre o exigível contingencial sobre o ativo da EFPC esteja no terceiro quartil; ou
- d) nota 4 para as entidades em que a razão entre o exigível contingencial sobre o ativo da EFPC esteja no quarto quartil.
V – valor do fluxo previdenciário da EFPC em relação ao somatório do fluxo previdenciário de todo o sistema, sendo atribuída as notas abaixo:
- a) nota 1 para as entidades em que o fluxo previdenciário esteja no primeiro quartil;
- b) nota 2 para as entidades em que o fluxo previdenciário esteja no segundo quartil;
- c) nota 3 para as entidades em que o fluxo previdenciário esteja no terceiro quartil; ou
- d) nota 4 para as entidades em que o fluxo previdenciário esteja no quarto quartil.
Art. 5º Para o cálculo da média ponderada do art. 4º, serão atribuídos os pesos listados abaixo:
I – peso 3 para o critério de número total de participantes e assistidos;
II – peso 2 para o critério de número de patrocinadores;
III – peso 1 para o critério de número e modalidade de planos de benefícios;
IV – peso 2 para o critério da razão entre o exigível contingencial sobre o ativo da EFPC; e
V – peso 2 para o critério do fluxo previdenciário.
Classificação das entidades
Art. 6º Para a classificação das entidades em cada segmento será realizada a soma da pontuação alcançada nos critérios de porte do art. 3º e a pontuação alcançada pela média ponderada dos critérios de complexidade do art. 4º.
Art. 7º Serão classificadas no segmento:
I – 1 (S1) as entidades com pontuação superior a 7;
II – 2 (S2) as entidades com pontuação superior a 5 e inferior ou igual a 7;
III – 3 (S3) as entidades com pontuação superior a 3 e inferior ou igual a 5; ou
IV – 4 (S4) as entidades com pontuação inferior ou igual a 3.
Publicação
Art. 8º O Anexo I, denominado Lista de EFPC por quadrante de segmentação – 2025, foi elaborado com base em informações consolidadas das EFPC relativas ao mês de dezembro de 2023.
Art. 9º Fica revogada a Portaria Previc nº 960, de 25 de outubro de 2023, publicada no Diário Oficial da União em 30 de outubro de 2023, edição nº 206, seção 1, página 118.
Art. 10. Esta Portaria entra em vigor em 1º de janeiro de 2025.
ALCINEI CARDOSO RODRIGUES
ANEXO I
Lista de EFPC por quadrante de segmentação – 2025
Segmento | Sigla EFPC |
S1 | BANESPREV |
FORLUZ | |
FUNCEF | |
ITAU UNIBANCO | |
PETROS | |
POSTALIS | |
PREVI/BB | |
REAL GRANDEZA | |
VALIA | |
VIVEST | |
S2 | BANRISUL/FBSS |
BB PREVIDENCIA | |
BRASLIGHT | |
BRF PREVIDÊNCIA | |
CAPEF | |
CBS | |
CELOS | |
CENTRUS | |
CERES | |
CIBRIUS | |
CITIPREVI | |
ECONOMUS | |
ELETROS | |
ELOS | |
EMBRAER PREV | |
ENERGISAPREV | |
ENERPREV | |
EQTPREV | |
FACHESF | |
FAMILIA PREVIDENCIA | |
FAPES | |
FATL | |
FIBRA | |
FIPECQ | |
FUNBEP | |
FUNDACAO COPEL | |
FUNDACAO CORSAN | |
FUNDAÇÃO LIBERTAS | |
FUNEPP | |
FUNPRESP-EXE | |
FUNPRESP-JUD | |
FUNSEJEM | |
FUNSSEST | |
FUSAN | |
FUSESC | |
GERDAU | |
IBM | |
ICATUFMP | |
IFM | |
INFRAPREV | |
METRUS | |
MULTIBRA | |
MULTIPENSIONS | |
MULTIPREV | |
NÉOS | |
NUCLEOS | |
OABPREV-SP | |
PORTUS | |
PRECE | |
PREVDOW | |
PREVIBAYER | |
PREVIDÊNCIA USIMINAS | |
PREVI-GM | |
PREVINDUS | |
PREVINORTE | |
PREVISC | |
QUANTA | |
REFER | |
REGIUS | |
SABESPREV | |
SANTANDERPREVI | |
SAO BERNARDO | |
SARAH PREVIDÊNCIA | |
SERPROS | |
SICOOB PREVI | |
SISTEL | |
SP-PREVCOM | |
TELOS | |
ULTRAPREV | |
UNILEVERPREV | |
VEXTY | |
VISÃO PREV | |
VIVA | |
VWPP | |
WEG | |
S3 | ACEPREV |
AGROS | |
ALCOA PREVI | |
ALPAPREV | |
AVONPREV | |
BANDEPREV | |
BANESES | |
BASES | |
BASF PC | |
BOTICARIO PREV | |
BRASILETROS | |
BUNGEPREV | |
CAPAF | |
CAPESESP | |
CARGILLPREV | |
CARREFOURPREV | |
CASANPREV | |
CASFAM | |
COMPESAPREV | |
COMSHELL | |
CP PREV | |
CYAMPREV | |
DESBAN | |
ECOS | |
ELETRA | |
FABASA | |
FACEB | |
FAELCE | |
FAPERS | |
FASC | |
FGV-PREVI | |
FUNDAMBRAS | |
FUNDIAGUA | |
FUTURA II | |
FUTURA PREV | |
GEBSA-PREV | |
IAJA | |
INDUSPREVI | |
INOVAR PREVIDENCIA | |
INSTITUTO AMBEV | |
ISBRE | |
ITAUSAINDL | |
JOHNSON | |
JUSPREV | |
KPMG PREV | |
MAIS FUTURO | |
MAIS VIDA PREV | |
MARCOPREV | |
MAUA PREV | |
MBPREV | |
MSD PREV | |
MULTICOOP | |
MULTIPLA | |
MÚTUOPREV | |
OABPREV-MG | |
OABPREV-PR | |
OABPREV-RJ | |
OABPREV-RS | |
P&G PREV | |
PFIZER PREV | |
PLANEJAR | |
PORTOPREV | |
PREV PEPSICO | |
PREVCOM-MG | |
PREVCUMMINS | |
PREVDATA | |
PREVEME | |
PREVEME II | |
PREVHAB | |
PREVI NOVARTIS | |
PREVIBOSCH | |
PREVICAT | |
PREVICOKE | |
PREVIDEXXONMOBIL | |
PREVI-ERICSSON | |
PREVIG | |
PREVIHONDA | |
PREVIM | |
PREVIPLAN | |
PREVIRB | |
PREVI-SIEMENS | |
PREVSAN | |
PREVUNIAO | |
PRHOSPER | |
PROMON | |
RAIZPREV | |
RANDONPREV | |
RJPREV | |
RUMOS | |
SAO FRANCISCO | |
SAO RAFAEL | |
SCPREV | |
SEBRAE PREVIDENCIA | |
SERGUS | |
SIAS | |
SUPREV | |
SYNGENTA PREVI | |
TOYOTA PREVI | |
TRAMONTINAPREV | |
VALUE PREV | |
VIKINGPREV | |
S4 | ACIPREV |
ALBAPREV | |
ALEPEPREV | |
ALPHA | |
ALPREV | |
ANABBPREV | |
APCDPREV | |
BOSCHPREV | |
CABEC | |
CAGEPREV | |
CAPITAL PREV | |
CAPITAL PREVIDÊNCIA | |
CAPOF | |
CARBOPREV | |
CARTAPREV | |
CAVA | |
CE-PREVCOM | |
CIASPREV | |
CIFRAO | |
CURITIBAPREV | |
DANAPREV | |
DATUSPREV | |
DERMINAS | |
DF-PREVICOM | |
ELANCO PREV | |
FAPECE | |
FAPIEB | |
FIOPREV | |
FPP | |
FUCAP | |
FUMPRESC | |
FUNCASAL | |
FUND. BRASILSAT | |
GASIUS | |
GEIPREV | |
GOODYEAR | |
INERGUS | |
LILLYPREV | |
MERCERPREV | |
MM PREV | |
MONGERAL | |
MULTIBRA INSTITUIDOR | |
OABPREV-GO | |
OABPREVNORDESTE | |
OABPREV-SC | |
ORIUS | |
POUPREV | |
PREVBEP | |
PREVCOM-BRC | |
PREVES | |
PREVICEL | |
PREVIK | |
PREVINOR | |
PREVIP | |
PREVISCANIA | |
PREVISTIHL | |
PREVNORDESTE | |
PREVSOMPO | |
PREVUNISUL | |
RBS PREV | |
RECKITTPREV | |
ROCHEPREV | |
RS-PREV | |
SBOTPREV | |
SEGURIDADE | |
SILIUS | |
SOMUPP | |
SUL PREVIDÊNCIA | |
SUPRE | |
TETRA PAK PREV | |
TEXPREV | |
UASPREV | |
UNIPREVI | |
UNISYS-PREVI | |
VBPP | |
VOITH PREV |
Observação ABRAPP (este texto não substitui o publicado no DOU de 03.07.2024)