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A inteligência artificial (IA) se tornou uma ferramenta poderosa para transformar diversos setores da economia. Empresas estão descobrindo os benefícios de implementar sistemas inteligentes para otimizar processos internos, como compliance, finanças, contabilidade e TI. A IA, ao analisar grandes volumes de dados de forma rápida
e precisa, impacta as decisões e reduz o trabalho repetitivo dos colaboradores.
Este evento abordará como a IA está revolucionando a contabilidade e outras áreas das EFPC, trazendo benefícios tanto para as entidades quanto para participantes, patrocinadores, sociedade e órgãos governamentais.
Datas
21 e 22/11/24
Formato
100% Presencial
Local
Amcham Business Center
Rua da Paz, 1431 | Chácara Sto Antônio | São Paulo
Taxa de Inscrição
R$ 1.176,00
(1º lote: 100 inscrições ou até 30/09)
R$ 1.350,00
(2º lote: 100 inscrições ou até 25/10)
R$ 1.620,00
(3º lote até a realização)
R$ 2.352,00
(Não associados)
PEC
06 pontos no
PEC do ICSS
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PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
21 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)
CREDENCIAMENTO
ABERTURA
Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp
Cláudia Trindade, Diretora Presidente da UniAbrapp
Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep
Ricardo Pena Pinheiro, Diretor Superintendente da Previc
Paulo Roberto dos Santos Pinto, Secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social
João Carlos Castilho Garcia, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo
José Donizete Valentina, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade
Darlan de Lima Barbosa, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal
PALESTRA MAGNA | IA NA TRANSFORMAÇÃO DAS EFPC
► Otimizando Processos, Melhorando Decisões e Aumentando a Eficiência.
Palestrante
Glauco Milhomem Balthar, Membro do Comitê de Inovação e Tecnologia da Abrapp
ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
PAINEL 1 | IA NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
► Como Sistemas Inteligentes Melhoram a precisão e a Gestão de Dados gerando informações gerenciais de qualidade.
Moderadora
Alexandra Leonello Granado, Diretora Vice-Presidente Suplente responsável pelo Colégio de Contabilidade da Abrapp
Palestrantes
Maria Elizabete Silva, Coordenadora da Comissão Técnica Nordeste de Contabilidade da Abrapp e Gerente Econômico-financeira da Faschesf
Sergio Cabral, Gerente de Contabilidade da Funpresp-Jud
Jessica Regina, Fundadora do Financ.ia
Rodrigo Costa Possas, Coordenador Geral de Monitoramento da Previc
PAINEL 2 | INTEGRAÇÃO IA E ESG
► Sustentabilidade e Responsabilidade Social. conceitos e princípios do IFRS e do CFC e Balanço Social, aplicados às EFPC, como a IA pode auxiliar no processo.
Moderador
Alessander Brito, Coordenador Titular da Leste de Contabilidade e membro da Leste de Governança e Riscos da Abrapp
Palestrantes
Vania Maria da Costa Borgeth, Vice-coordenadora de relações internacionais do CBPS e Membro do Board do IESBA
Vanessa Lopes Miranda, Contadora da Previ
INTERVALO PARA O CAFÉ
PAINEL 3 | ASPECTOS TRIBUTÁRIOS
► Impostos e Contribuições devidas, atendimento às Obrigações Acessórias e os impactos da reforma tributária nas EFPC, como a IA pode contribuir
Moderador
Eduardo Lamers, Assessor da Superintendência da Abrapp
Palestrantes
Patricia Bressan Linhares Gaudenzi, Consultora Jurídica da Abrapp
Leo Wagner, Contador da Funcef
Helena Trentini, Consultora Tributária do escritório Santos Bevilaqua
ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO 1º DIA
22 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
PAINEL 4 | ATUALIZAÇÃO DAS NORMAS DAS EFPC
► O que esperar das atualizações das normas do segmento de Previdência Complementar Fechado: opção de regime tributário, adesão automática etc. e dos assuntos em estudos: PGA, Equacionamento de Déficit Técnico etc.
Moderadora
Cláudia Asthon, Coordenadora-Geral de Orientação de Contabilidade da Previc
Palestrantes
Sérgio Murilo Cruz Magalhães, Atuário da Fachesf
Julio Cesar Paqualeto, Diretor da PRP Soluções Contábeis
José Edson da Cunha Júnior, Sócio da JCM Consultores
PAINEL 5 | CONTROLES INTERNOS E GESTÃO DE RISCOS
► Melhores Práticas das EFPC e sua importância na Prevenção de Erros e Fraudes.
Moderador
Dionísio Jorge da Silva, Vice-Presidente da Ancep
Palestrantes
Semíramis Rezende Cezar, Diretora Presidente da Previdência BRB
Renata Coutinho, Diretora de Previdência da Evertec + Sinqia
Francisco Carlos Fernandes, Sócio da PFM Consultoria e Sistemas
INTERVALO PARA O CAFÉ
PAINEL 6 | GESTÃO ATUARIAL
► Aspectos atuariais dos Planos de Benefícios – BD, CD e CV e o tratamento do Resultado Atuarial.
Moderador
Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp
Palestrantes
Christian Catunda, Coordenador de Assuntos Atuariais da Previc
Túlio Maia, Consultor Sênior da Mirador
Thiago Fialho de Souza, Sócio-Diretor Técnico de Previdência da Rodarte
ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
PAINEL 7 | POLÍTICA DE INVESTIMENTOS
► Estratégias Inteligentes para Controle e Gestão de Riscos.
Moderador
João Carlos Ferreira, Diretor Vice-Presidente Titular da Abrapp
Palestrantes
Alcinei Cardoso Rodrigues, Diretor de Normas da Previc
Luciano Magalhães, Diretor da 4UM Investimentos
Marco Túlio Coutinho, Diretor da Brunel Partners
PAINEL 8 | FLEXIBILIZAÇÃO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA
► Pontos de atenção que devem ser observados pelas EFPC.
Moderador
Geraldo de Assis Souza Jr., Secretário Executivo do Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Contabilidade da Abrapp
Palestrantes
Márcia Paim Romera, Coordenadora-Geral de Normatização e Políticas de Previdência Complementar na Secretaria do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social
Carlos Pacheco, Membro da Comissão Centro Norte de Contabilidade da Abrapp
ENCERRAMENTO
Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep
Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp
PALESTRANTES CONFIRMADOS
Alcinei Cardoso
Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis).
Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, logística etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).”
Alessander Brito
Contador, formado no Curso Técnico em Contabilidade no Colégio Minas Gerais em 1999. Graduado em Ciências Contábeis pelo Unicentro Newton Paiva em 2003, com especialização MBA em Previdência Complementar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006. Pós-graduação em nível de aperfeiçoamento em Administração Financeira pela UNA Centro Universitário, em 2008. Atua no segmento de previdência complementar há mais de 27 anos. Ocupou o cargo de Contador, Gerente Geral, e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Compliance, Governança e Privacidade.
Membro da Comissão Técnica Leste/Sudeste (Sub grupo Leste) de Contabilidade e de Governança da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP. Membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP, desde 2015. Diretor Regional Leste da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência – ANCEP, de 2013 a 2024 e membro suplente do Conselheiro Deliberativo da ANCEP a partir de 2024. Representante das Entidades Fechadas de Previdência Complementar na Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, CRC-MG, desde 2017 e do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade – CBPS, desde 2024.
Alexandra Leonello Granado
Administradora, Advogada e Especialista em Negócios Globais pelo IBMEC. Com vasta experiência no setor, lidera o direcionamento estratégico de três planos de previdência e quatro planos assistenciais, além da gestão do patrimônio de mais de 12 mil participantes. Anteriormente, foi presidente do Conselho Deliberativo do Metrus e, por 15 anos, ocupou posições executivas no Metrô.
Cláudia Ashton
Atualmente exerce o cargo de Coordenadora-Geral de Normas de Contabilidade da Diretoria de Normas – Dinor da Previc. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Brasília – UnB, pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA – Gestão Previdenciária pelo Programa de Engenharia de Produção – COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Fundação COPPETEC). Servidora pública desde 1986 iniciando carreira na área de auditoria pública, e em 1996 foi para extinta Secretariam de Previdência Complementar – SPC, passando em 2010 para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, posteriormente, de 2012 a 2019 atuou na Secretaria de Políticas de Previdência Complementar – SPPC/MPS e em 2020 retornou para Previc. Basicamente desde que iniciou sua atuação na previdência complementar esteve vinculada à contabilidade das entidades fechadas de previdência complementar exercendo diversos cargos comissionados de direção e assessoramento superior.
Cláudia Trindade
Cláudia Trindade formou-se em Engenharia Civil pela UFPR em 1981. Concluiu o MBA em Gestão Estratégica em Serviços pela FGV em 2000. Iniciou a carreira na Sanepar em 1982, no qual exerceu as funções de Gerente de Regulação, de Planejamento Estratégico, de Recursos Humanos e de Projetos e Obras. Atualmente é Diretora-Presidente das Fundações Sanepar há 17 anos, também é Diretora-Presidente da Previpar desde 2019. Exerce ainda as funções de Diretora Presidente da Uniabrapp, Vice Presidente da Abrapp e é Membro do Comitê de Gestão de Pessoas Abrapp e da Comissão Técnica Mista Unidas. Certificada pelo ICSS em Administração e Investimentos.
Christian Catunda
Com mais de 30 anos de experiência no setor de previdência pública e complementar, é servidor de carreira da Previc, onde exerce a função de Coordenador-Geral de Orientação de Normas de Atuária da Diretoria de Normas. Graduado em Ciências Atuariais e em Direito, com MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública.
Darlan Barbosa
Contador, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores do Distrito Federal e Consultor Técnico-Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Devanir Silva
Dionísio Jorge da Silva
Contador, Mestre em Controladoria-UNB, Vice-Presidente da ANCEP, Diretor Vice-Presidente de Controle Interno do CRC-DF, Professor de Pós-Graduação da FGV/DF, Diretor Técnico da Consultorys Consultoria, Consultor Contábil e de Conselhos Fiscais de EFPC, Membro da Comissão Técnica de Contabilidade – ABRAPP/ANCEP do Centro-Norte, atuo no segmento desde 1981.
Eduardo Lamers
Advogado. Mestrando em Direito, Justiça e Impactos Econômicos pelo CEDES. MBA em Previdência Complementar Fechada. Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil. Pós Graduado em Direito da Medicina. Assessor da Superintendência Geral da Abrapp. Vice Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-PR. Consultor Jurídico de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Ex-Diretor de Previdência do Fundo de Previdência Mais Futuro. Ex-Coordenador Jurídico da Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social- FUSAN. Membro do Colégio de Coordenadores e da Comissão Técnica Regional Sul de Assuntos Jurídicos– ABRAPP. Professor em Cursos de Especialização e Extensão na área de Previdência Complementar. Autor de artigos. Certificação profissional pela ANBIMA CPA-20.
Francisco Carlos Fernandes
Doutor em Ciências Contábeis, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Bacharel em Ciências Contábeis. Experiência de 35 anos em controladoria e gestão de riscos. Consultor especialista em gestão de riscos e controles internos para fundos de pensão, respondendo atualmente pelas avaliações periódicas de riscos e controles de mais de 70 entidades. Especialista em gestão de riscos corporativos, com projetos desenvolvidos em empresas de diversos portes e segmentos econômicos, destacando-se: Natura, Cielo, Grupo Martins, Brasil Ecodiesel e ETH Bioenergia. Experiência na concepção de modelos e na implantação e desenvolvimento de ferramentas e sistemas.
Geraldo de Assis Souza Júnior
Sócio diretor da Pension Brasil, Secretário Executivo das Comissões de Contabilidade da ABRAPP e ANCEP, Conselheiro Fiscal independente contratado por patrocinadoras das EFPC.
Glauco Milhomem Balthar
É formado em Análise de Sistemas pela Uneb-DF, com MBA em Gestão Executiva de Fundos de Pensão, MBA em Governança de TI pela UniCEUMA, MBA em Tecnologia para Gestão de Negócios pela UPIS, XBA Exponential Business Administration pela Nova School of Business & Economics – Executive Education, é também Apresentador, Instrutor, Sonhador, Falador, Irmão, Pai, e, Corredor, quando dá tempo. Atualmente é Diretor de TI e Operações na Quanta Previdência, posição que ocupa há 6 anos, tendo feito sua carreira no Segmento de Previdência Complementar Fechado, ao longo de mais de 24 anos, que também foram dedicados a transformar pessoas, processos e atividades, tendo liderado movimentos de agilidade de negócios para o alcance de resultados em várias Entidades, estimulando pessoas, emponderando-as, ajudando e fazendo também. De pensamento simples e digital, é voltado para o resultado e para dar soluções aos problemas diários dos “Participantes” e “Aposentados” – Clientes. Apesar de ser digital, quando é necessário também sou analógico. É do time que quer transformar o segmento de previdência em algo acessível e com poucas barreiras a todo e qualquer brasileiro.
Helena Trentini
Jarbas de Biagi
Advogado, Professor e Mestre em Direito Previdenciário. Atual Diretor Presidente da Abrapp, Diretor Financeiro (AETQ) da OABPREV-SP e Diretor da Mutuoprev e Membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Foi presidente no Banesprev-Fundo Banespa de Seguridade Social, Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo da ENERPREV – Entidade de Previdência Privada do Grupo EDP. Presidente do Sindapp – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Diretor Executivo da Abrapp. Integrante do CGPC – Conselho de Gestão de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Jessica Regina
Fundadora do Financ.ia, a maior edtech de IA para finanças e contabilidade do Brasil, reunindo mais de 3.500 membros em apenas 9 meses. Com 20 anos de experiência em finanças corporativas, Jessica ocupou cargos de destaque em empresas multinacionais de renome, como PwC, Coface, Cirion Technologies, Barenbrug e Suzano. Sua expertise abrange controladoria financeira, fusões e aquisições (M&A), planejamento estratégico, FP&A e gestão de desempenho. Além de liderar o Financ.ia, Jessica atua como conselheira na AI Brasil, o maior hub de IA do país. No Financ.ia, Jessica está na vanguarda da transformação da educação financeira por meio e com o uso de inteligência artificial. Ela lidera uma equipe de 10 facilitadores, desenvolvendo conteúdo inovador que capacita profissionais de finanças a integrar IA tanto na tomada de decisões estratégicas quanto nas atividades do dia a dia. Como líder de pensamento e palestrante requisitada em IA e finanças, Jessica compartilha consistentemente suas percepções sobre como a tecnologia está moldando o futuro do setor financeiro. Sua experiência na PwC e em outras empresas globais aprimorou sua habilidade de gerar resultados por meio da inovação, e ela continua promovendo mudanças impactantes em finanças através de sua liderança visionária.”
João Carlos Ferreira
Consultor de Valores Mobiliários – CVM, Planejador Financeiro CFP® e Profissional Certificado com Ênfase em Investimentos pelo ICSS. Graduado em Administração de empresas com MBA em Gestão Financeira e Risco – FIPECAFI – e MBA Executivo Global em Gestão de Negócios Empresariais – Fundação Getúlio Vargas e Instituto Universitário de Lisboa. Diretor de Investimentos da Value Prev e Vice-Presidente Regional da Abrapp.
João Castilho
Contador e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Presidente do CRCSP – Gestão 2024/2025. Sócio da MLegate há 30 anos e Diretor da Morison Global para a América Latina. Foi do Conselho Curador da FIPECAFI; Conselheiro de Administração da CETESB e da PRODESP; e, Presidente da ANEFAC – Gestão 2011/2012; entre outras posições executivas.
José Edson da Cunha
Com 30 anos ininterruptos em Previdência Complementar, José Edson é Graduado e Pós-Graduado em Ciências Contábeis pela FGV com MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela FIPECAFI/USP e Especialização em Investidores Institucionais pela WHARTON SCHOOL – University of Pennsylvania/USA. No governo federal, atuou em diversos cargos no órgão de fiscalização dos Fundos de Pensão, como Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, como membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar por 3 mandatos e como Presidente da Câmara de Recursos da Previdência Complementar. Na iniciativa privada atuou em empresas de consultoria nacionais e internacionais, como Diretor Presidente de Entidade de Previdência e como membro de Conselho Deliberativo. Atualmente é Sócio Consultor da JCM Consultores, Sócio Fundador da Way Educação, Membro do Comitê de Auditoria da Fundação Copel e Conselheiro Fiscal da Previnor
Julio Cesar Pasqualeto
Mestre em Contabilidade, MBA em Controladoria, Pós Graduado em Finanças. Contador, com 36 anos de experiência no mercado das EFPC. Coautor do Manual de Contabilidade aplicados às EFPC (ABRAP, ANCEP, FUCAPE). Professor, instrutor e palestrante da ANCEP. Membro da Comissão Técnica Regional-Sul de Contabilidade da Abrapp e Membro do Conselho Deliberativo da ANCEP. Certificado por prova pelo ICSS e Socio diretor da empresa PRP Soluções Contábeis LTDA.
Leo Wagner
Atua como Contador na Diretoria de Administração e Controladoria da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) desde 2008. É pós-graduado em Planejamento Tributário, Gestão e Auditoria Tributária com Docência Superior pelo IBEP, e formado em Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Participou do grupo de trabalho da ANCEP/ABRAPP na implementação das obrigações EFD-Contribuições e e-Financeira junto à Receita Federal do Brasil.
Luciano Magalhães
Formado em Administração com pós-graduação em Engenharia Econômica, Previdência e Seguros.
Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento e sócio da 4UM Investimentos, Diretor de Operações e Processos de Mercado da ANCEP, Professor do IBMEC e Especialista UniAbrapp, Membro da Comissão Técnica de Investimentos da Regional Sul da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (“Abrapp”), Membro da Comissão Técnica de Administração e Custódia e da Comissão de Institucionais da ANBIMA.
Marcia Paim Romera
Coordenadora-Geral de Normatização de Previdência Complementar do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social. É Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Mestre em Gestão Econômica de Negócios pela Universidade de Brasília – UNB, especialista em Gestão em Instituições Financeiras, pela Universidade Católica e graduada em Ciências Econômicas pela UNB. Atuou como Conselheira do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC entre 2019 e 2022. É membro do Comitê de Assessoramento Técnico da Funpresp.
Marco Túlio Coutinho
Consultor de Valores Mobiliários (CVM), Analista de Valores Mobiliários (CNPI), MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, e Especialista Compliance Regulatório, com ampla experiência em planejamento estratégico, ALM, seleção de gestores de recursos, due diligence, estruturação de produtos de investimentos para investidores institucionais e em análise ESG. Participou dos comitês de estratégico e de investimento de um dos maiores Fundos de Pensão do País. É o responsável pelo atendimento de clientes institucionais da Brunel Partners e Especialista da UniABRAPP.
Maria Elizabete Silva
Graduada em Ciências Contábeis e Pós graduada em Controladoria, Finanças, Auditoria e Normas Internacionais de Contabilidade.
•Gerente Econômico-Financeira da Fachesf (Controller).
•Membro do Comitê de Previdência da Fachesf.
•Colunista da Revista Conexão.
•Coordenadora da Comissão Técnica Regional-Nordeste de Contabilidade da ABRAPP.
•Especialista e Instrutora da UNIABRAPP.
•Palestrante da ANCEP.
•Instrutora Interna da Fachesf.
• Premiada no CONANCEP em 2016 pelo ‘Prêmio Nacional de Contabilista do Ano e em 2010 pelo ‘Prêmio de Liderança Técnica Regional’.
•Filiada da ANSP na Cátedra de Previdência Complementar Fechada.
•Coautora do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC (ABRAP | ANCEP | FUCAPE.
•Coautora do Livro O Caminho das Pedras – Trilhado por Dirigentes e Consultores (Editora Nelpa)
•Certificada por Prova pelo ICSS.
Presidente do Conselho Deliberativo da ANCEP
Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Operadora de Saúde Luminar.
Patrícia Linhares
Advogada graduada pela Universidade Mackenzie-SP, mestre em Direito Público pela PUC/SP, com pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Escola de Negócios – SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Conselheira fiscal certificada e tutora em governança pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Sócia-fundadora do escritório de advocacia Linhares & Advogados Associados e professora universitária há 20 anos, lecionando Direito Tributário, Financeiro e Previdência Complementar em instituições de graduação e pós-graduação no país.
Paulo Roberto dos Santos Pinto
Casado e pai. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro, com especialização em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e extensão no ISE Business School em Programa Líderes em Desenvolvimento.
Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, tendo ocupado diversos cargos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre 2014 e 2022 atuou na Diretoria de Governo e na Unidade Estratégica de Negócios com Setor Público como responsável pelas áreas de Banco e Comércio Eletrônico, Fundos de Investimentos e RPPS e Operações de Crédito com Setor Público.
No Governo Federal exerceu as funções de Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Presidente do Conselho Curador do FGTS, membro do Conselho de Administração da Empresa de Tecnologia das Informações da Previdência Social – DATAPREV, membro dos Conselhos Fiscal e Deliberativo de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
Renata Coutinho
Diretora de Previdência da Sinqia, Renata Coutinho é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense e possui MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. A executiva atuou em diversos cargos no banco Itaú e foi CEO do Itaú Soluções Previdenciárias, adquirida pela Sinqia em 2020.
Com vasta experiência no setor, Renata iniciou a sua carreira na Sinqia em março de 2020 e atualmente é responsável por toda a unidade de negócios de Previdência da empresa.
Ricardo Pena
Economista e Demógrafo com pós-graduação em finanças e atuária pela Fipecafi/FEA/USP (2000) e doutorado pelo Cedeplar/FACE/UFMG (2005). É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 2003. Foi diretor de investimentos (2004 a 2007), Secretário-Adjunto e Secretário de Previdência Complementar (2008-2009) no Ministério da Previdência Social e o 1º Diretor-Superintendente da PREVIC (2010-2011). Foi também o 1º Diretor-Presidente da Funpresp-Exe de dezembro/2012 a janeiro/2021. Foi professor de graduação em economia e de pós-graduação em previdência complementar na FGV, ICAT-DF, CESUSC, GranFaculdade e FIPECAFI. É autor do livro “A demografia dos fundos de pensão”, coleção MPS, de 2007. Fez parte, em novembro/dezembro-2022, do GT da Transição Governamental na área de previdência. Retornou, a partir de 17/fevereiro/2023, como Diretor-Superintendente da PREVIC.
Rodrigo Pôssas
- Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.
- Diretor de Fiscalização Substituto da Previc.
- Coordenador Geral de Monitoramento da Previc.
- Ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf.
- Mestre em Administração Pública e Políticas públicas pela FGV
- Professor universitário de Direito Previdenciário, Financeiro e Tributário.
Roque Muniz de Andrade
Contador e Administrador de Empresas, Presidente da ANCEP – Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência reeleito por mais três anos à frente da Associação em processo eleitoral realizado aos 25.06.2024, exercício no qual culminou com o 39º. Aniversário de criação. Membro do Colégio de Coordenadores ABRAPP e ANCEP, integrou o grupo de trabalho ABRAPP-FUCAPE-ANCEP para avaliação, revisão e adequação acadêmica do Manual de Contabilidade aplicado às EFPCs. Colabora na seleção/indicação de palestrantes, desenvolvimento e elaboração da pauta técnica dos ENCONT – Encontro Nacional dos Contabilistas das EFPCs realizado a cada dois anos e em parceria de sucesso com a ABRAPP. Foi membro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro – CRC-RJ. Participou, ainda, da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPC, além de ser convidado para integrar grupos de trabalho de diversas áreas do sistema. É coordenador geral do CONANCEP – Congresso Nacional da ANCEP anunciando, para 2025, sua 14ª. edição. Desempenhou por mais de 20 anos o cargo de Contador na TELOS – Fundação Embratel de Seguridade Social (Rio de Janeiro, RJ).
Sergio Cabral
Gerente de Contabilidade da Funpresp-Jud
Semíramis Rezende Cezar
Atualmente é Presidente da Previdência BRB (antiga Regius). Possui 36 anos de atuação na gestão da Entidade, tendo passado por quase todas as gerências. Desde 2011 ocupa cargo na direção da entidade, sendo dois mandatos eleitos e um por processo seletivo, sendo um mandato como Diretora de Benefícios e Administração e como Diretora de Planejamento e Controles e dois, como Presidente da Entidade. Participou como membro em diversas Comissões Regionais e Nacionais da ABRAPP. Hoje faz parte da Comissão Regional de Governança.
É formada em Ciências Biológicas, pela Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão Executiva em Fundos de Pensão. É certificada pelo ICSS, com ênfase em Administração.
Sérgio Magalhães
Sérgio Magalhães é atuário, especialista em Modelagem Financeira de Negócios pela The Wharton School. Trajetória e Credenciais em gestão de investimentos e riscos financeiros. Na Fachesf estruturou e implementou modelo de gestão ativa de riscos atuariais. Colunista sobre Inovação e Gestão Estratégica de Previdência, também atuou como professor de Atuária para Contabilistas em pós-graduação de Perícia Contábil.
Thiago Fialho
Atuário, graduado em Ciências Atuariais pela UFMG, MIBA nº 2.170, com pós-graduação em Gestão, com ênfase em Projetos pela FDC, atua na área de Previdência Complementar há 12 anos, sendo um dos sócios da Rodarte Nogueira. Foi professor voluntário do curso de graduação em Ciências Atuariais da UFMG em 2010. Foi também professor do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Perícia Judicial e Práticas Atuariais promovido pelo ITCP.
Túlio Maia
Vanessa Lopes Miranda
Contadora da Previ, formada em Ciências Contábeis pela Fea-Usp, Pós Graduada em Gestão de Pessoas e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Fea-Usp.
Vania Maria da Costa Borgeth
Vice-coordenadora de relações internacionais do CBPS e Membro do Board do IESBA.
PÚBLICO ALVO
Dirigentes, conselheiros, profissionais da área contábil, de governança corporativa, de gestão de
riscos e controles, atuarial, jurídica, tecnologia da informação, de investimentos
entre outras do segmento de previdência complementar e afins.
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PRATA
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Conquistas são nossa paixão e a confiança dos nossos clientes nosso maior ativo. Quanto maior o desafio, maior é a motivação para superá-lo. Somos focados em resultados, sempre com uma visão de longo prazo. Em um mundo em constante mudança, navegamos as incertezas com filosofias de investimento claras. Com disciplina, temos a volatilidade dos mercados a nosso favor. Somos uma equipe qualificada de profissionais apaixonada pelo que faz. Buscamos respostas através da racionalidade e nos mantemos independentes, em incessante evolução. Distantes dos grandes centros e fortalecidos por nossas raízes, evitamos a influência dos ruídos, o senso comum e o ordinário. Acreditamos no valor da educação financeira e no papel dos mercados para atingir os objetivos dos nossos clientes e promover o bem-estar da sociedade. Somos inconformados com qualquer resultado abaixo do excelente. Somos 4UM.
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A Brunel Partners é uma empresa boutique de assessoria de capital que se associa a gestores de investimentos que buscam oportunidades de investimento únicas.
Nossos clientes são gestores de ativos que possuem uma proposta de valor clara para investidores. Analisamos diversas classes de ativos para encontrar especialistas em áreas específicas, com uma vantagem
Valores mobiliários oferecidos por meio da Finalis Securities LLC, membro FINRA / SIPC. Brunel Partners e Finalis Securities LLC são entidades separadas.
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A JCM destaca-se pela ampla expertise e sólida formação de seus profissionais para atendimento aos mais variados nichos de mercado, dentre os quais, destacamos o comércio varejista, setor atacadista, construção civil, mineração, indústria alimentícia, automobilística e empresas de T.I.
Contando hoje com unidades próprias nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Jaraguá do Sul e Vitória, possuindo, ainda, ampla rede de parceiros e advogados correspondentes, a JCM está apta a atuar em todo território nacional, com especial relevo no Sudeste e Sul do País.
Com atendimento personalizado, rápido e eficaz, a JCM atua com solidez e resultado no Direito Empresarial, Societário, Trabalhista, Tributário, Consultoria Fiscal, Governança Corporativa Empresarial, Direito do Consumidor, além de projetos especiais na área de risk managment (legal governance) e compliance empresarial.
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Empoderar pessoas e organizações para alcançarem sustentabilidade financeira.
A Mirador soluciona as tarefas mais difíceis de seus clientes por meio de serviços de consultoria atuarial, de gestão de risco e governança, de educação financeira e de comunicação, com muita tecnologia.
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A PFM Consultoria e Sistemas Ltda é uma empresa que presta serviços de consultoria de gestão, especialmente no desenvolvimento e implementação de soluções de controladoria e gestão de riscos. Na condução de seus negócios, a PFM alia experiência profissional em organizações de diversos portes e segmentos e conhecimento proveniente também de trabalhos de pesquisa sobre controle de gestão e de riscos.
Produtividade em consultoria
Atenta à realidade do mercado de consultoria, a PFM dispõe de profissionais capazes de desenvolver soluções adequadas para cada problema enfrentado. Como forma de garantir produtividade em seus trabalhos, diversas soluções já testadas e aprovadas podem ser aplicadas a novas realidades, reduzindo o tempo necessário para a conclusão dos projetos.
Baseando sua atuação nesses pilares, a PFM acumula experiência em projetos de gestão operacional e econômico-financeira, domínio de aspectos teóricos envolvidos no desenvolvimento de soluções de controladoria e conhecimento dos processos de mudança organizacional desencadeados pala implementação de sistemas de gestão de riscos e resultados.
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A Rodarte Nogueira reúne profissionais com vasto conhecimento em avaliação atuarial, financeira e econômica de planos de previdência complementar e de planos de saúde suplementar, bem como em avaliação de benefícios pós-emprego, segundo as normas contábeis brasileiras e internacionais.
Iniciou suas atividades em 17.07.2000 e conquistou marcas importantes na sua trajetória:
Tornou-se membro pleno do MGAC – Multinational Group of Actuaries and Consultants, uma rede internacional de atuários e consultores independentes, que permite fornecer soluções dentro de uma perspectiva global, nos serviços relacionados ao desenho, gestão e oferta de benefícios.
Inaugurou a Rodarte Nogueira & Ferreira em sociedade com José Roberto Ferreira, ex-superintendente da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, para atender os clientes no desenvolvimento de estratégias e soluções para a previdência complementar.
Constituiu uma equipe engajada, inovadora e multidisciplinar, formada por atuários, estatísticos, administradores, contadores, advogados e economistas.
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Nós, do Santos Bevilaqua Advogados, construímos relações de confiança de longo prazo com nossos clientes. Para isso, nossa estrutura de atendimento é ágil e sempre está adaptada a um mundo que inova e se reinventa cada vez mais e cada vez mais rápido.
O acesso dos clientes a todos os nossos sócios é permanente e direto. Além disso, nossa equipe é altamente qualificada e comprometida, com os diversos níveis de senioridade necessários para cada demanda.
Também trabalhamos para sermos a melhor opção de prestação de serviços legais tanto em se tratando das demandas mais complexas como das mais simples.
Nossos clientes são empresas brasileiras e estrangeiras que demandam excelência, especificamente tempestividade, objetividade, pragmatismo e consistência. Buscamos obstinadamente resolver o problema do cliente e identificar e procurar a melhor forma de aproveitar oportunidades.
Temos, em nossa sua estrutura, as principais áreas do direito (cível, regulatória, societária, trabalhista, tributária e contencioso judicial e administrativo).
Também somos referência no atendimento aos setores de seguros, resseguros, previdência complementar, saúde suplementar e capitalização.
Integramos a Global Insurance Law Connect, rede mundial de escritórios especializados em seguros e resseguros, localizados nas Américas, Ásia, Oceania e Europa.
APOIO
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Pioneiros na distribuição independente de produtos de investimentos alternativos no Brasil e no exterior, para investidores institucionais – family offices, fundos de pensão, seguradoras, wealth managers e gestores de patrimônio.
Distribuímos unicamente fundos de investimentos de gestores aprovados no nosso criterioso processo de seleção, ou seja, com integridade, qualidade, bem alinhados com os investidores e comprometidos com o desenvolvimento de uma longa parceria no mercado institucional.
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A Moreira carrega no seu DNA o pioneirismo de seus sócios conselheiros, nosso acervo técnico e expertise, remetendo-nos a mais de 50 anos de história da auditoria no Brasil. Estivemos entre as 44 primeiras empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil – BACEN a prestar serviços de auditoria externa independente, quando a atividade foi regulamentada no País.
Durante a última década a Moreira desenvolveu serviços customizados para atender padrões internacionais em diversos setores do mercado.
Através da força da sua história alcançamos um crescimento sustentável, que nos possibilita atuar nos principais centros de negócios do País.
A Moreira e Kudos International Network fecharam parceria internacional, onde os clientes da Moreira no Brasil ganham apoio técnico especializado e auxílio no exterior e vice versa.
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NKAN é uma empresa focada em consultoria técnica e de processos, que fornece o direcionamento necessário e seguro para as soluções que a sua operação precisa. Somos um time de experts em TI e Gestão de Negócios.
+ 20 anos de experiência em tecnologias e processos aplicados à gestão de Entidades de Previdência.
MATERIAIS
A Abrapp oferece às associadas, acesso a um rico acervo com conteúdos exclusivos do Sistema, além de compilar os materiais apresentados em todas as lives e webinars realizados.
Uma biblioteca digital completa para ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar.
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