participantes que se inscreveram previamente no evento.
INCENTIVANDO E PROMOVENDO A RESPONSABILIDADE FIDUCIÁRIA
A proposta deste encontro é explorar as inovações nas estruturas e mecanismos de governança, destacando a responsabilidade dos conselheiros e dirigentes como investidores institucionais e gestores de planos previdenciários. Inspire-se com a importância de adotar práticas que abranjam aspectos econômico-financeiros, sociais, sustentáveis e éticos.
Participe deste evento transformador, onde você adquirirá conhecimentos valiosos e ferramentas práticas para integrar essas dimensões em suas estratégias e decisões, moldando um futuro mais responsável e sustentável.
Data e Horário
Dia 31/07/2024
13h30 às 18h00
Formato
ao vivo
Evento
de inscrição
PEC
02 pontos no PEC
do ICSS
ATENÇÃO: A pontuação PEC do ICSS será disponibilizada apenas aos participantes que se inscreveram previamente no evento.
PROGRAMAÇÃO
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
31 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)
ABERTURA
Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp
Carlos Alberto Pereira, Diretor-Presidente do Sindapp
PALESTRA 1 | ESTRATÉGIAS E CONFORMIDADES: A PERSPECTIVA DA PREVIC E ABRAPP NO DEVER FIDUCIÁRIO DAS EFPC
Moderador
Guilherme Velloso Leão, Presidente do ICSS e Coordenador da Comissão de Ética do ICSS
Palestrantes
Alcinei Cardoso Rodrigues, Diretor de Normas da Previc
Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp
PALESTRA 2 | BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO – O QUE ERA BOM FICOU MELHOR: GUIA DE ADEQUAÇÃO A LEI 14.803 – EFPC PREPARADA PARA A MELHOR DECISÃO DO PARTICIPANTE
Moderadora
Adriana Carvalho Vieira, Secretária do Colégio de Coordenadores de Governança e Riscos da Abrapp
Palestrantes
Élcio Nóbrega Junior, Coordenador do Colégio de Coordenadores de Governança e Riscos da Regional Sul e Gerente de Governança da Elos
Fabiano Yoshimitsu Kondo, Coordenador Suplente do Colégio de Coordenadores de Governança e Riscos da Regional Sul e Gerente de Previdência Privada do BoticárioPrev
PALESTRA 3 | RESULTADOS SIM, MAS NÃO A QUALQUER CUSTO: PROGRAMA DE INTEGRIDADE, ÉTICA E GOVERNANÇA
Moderador
Cicero Dias, Membro do Comitê de Ética da ABRAPP
Palestrantes
Ana Tércia Lopes Rodrigues, Especialista da UniAbrapp
Antônio Martiningo Filho, Especialista da UniAbrapp
PALESTRA 4 | FATORES ESG E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANÁLISE DE RISCOS E IMPACTOS NOS INVESTIMENTOS
Moderadora
Raquel Castelpoggi, Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Abrapp
Palestrantes
Tasso Azevedo, Coordenador Geral da MapBiomas e Social Environment Entrepreneur
Francisco Fernandes, PFM Consultoria e Sistemas
Denys Roman, CEO da blendON – ESG Services
PALESTRANTES
Adriana Carvalho
Advogada graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócia do escritório Messina, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, com experiência de mais de 35 anos nas áreas consultiva e contenciosa envolvendo o regime de previdência complementar, foi membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da OABPrevSP, atualmente exercendo o cargo
de Diretora Administrativa e de Benefícios. É Especialista da UniAbrapp nas disciplinas Jurídica e Governança Corporativa, Secretária do Colégio de Governança e Riscos da Abrapp e membro da Comissão Regional Sudoeste de Governança e Riscos da Abrapp. Profissional certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).
Alcinei Cardoso
Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E também, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis). Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).
Ana Tércia Lopes Rodrigues
Sou Contadora, Mestre em Administração e Negócios, Professora de Ciências Contábeis da UFRGS, Vice Presidente Técnica do CFC, Coordenadora de Operações do CPC, Conselheira Fiscal do Sistema B Brasil e do RegeneraRS e Conselheira do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários da Prefeitura de Porto Alegre.
Antônio Martiningo Filho
Coordenador do Comitê de Auditoria da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros), Membro do Comitê de Auditoria da Empresa Brasileira de Gestão de Ativos (Engea) e Membro do Conselho Fiscal da Natura & Co. Atua como professor nos cursos de Governança, Auditoria, Controles Internos, Compliance, Integridade e Gestão de Riscos na Uniabrapp, Ibmec, Fipecafi, IIA e no IBGP.
Carlos Alberto Pereira
Diretor Presidente da SIAS, Fundo de Pensão do IBGE, Atual Presidente do SINDAP, com passagens pela Diretoria da ABRAPP, do SINDAPP e pela CRPC, por duas gestões, representando as EFPC.
Cicero Dias
Atuário, mestre em economia e doutor em estatística. Mais de 20 anos de experiência em previdência social, complementar e saúde suplementar, tendo atuado como sócio, consultor, perito judicial, gestor e executivo.
Foi Gerente de Atuária, Diretor de Seguridade e atualmente é Presidente da Funpresp-Exe. É membro do CONAPREV, da Comissão de Atuária dos RPPS, membro do Conselho Deliberativo e do Comitê de Ética da Abrapp.
É professor da UFPE e de cursos de especialização em atuária, estatística, demografia, previdência complementar e social.
É Master em Governança e Certificado como Conselheiro de Inovação (GoNew) e como Gestor de Previdência (ICSS).
Élcio Nóbrega Junior
Mestre em Contabilidade, na área de concentração de Governança e Controladoria pela UFSC, e Economista graduado pela UFPR. Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Com mais de 15 anos de experiência, iniciou sua carreira no mercado financeiro e de capitais, transitando para o segmento de Previdência Complementar Fechada. Ao longo de sua trajetória, desempenhou funções em diversas áreas, como investimentos e controladoria, e atualmente é Gerente de Governança, Riscos e Compliance na Fundação ELOS. Além disso, é o Coordenador da Comissão Técnica Sul de Governança e Riscos da Abrapp. Professor do IBMEC da Disciplina de Governança Corporativa e Especialista UniAbrapp do curso de Compliance na Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo. Também possui experiência como Conselheiro Fiscal e Deliberativo em empresas do setor de transmissão de energia e autogestão de saúde.
Fabiano Kondo
Formado em Administração de Empresas, pós-graduação em Controladoria e Planejamento Financeiro pela FAE- PR.
MBA em Previdência Complementar pela UniAbrapp/PUC. Mais de 23 anos de experiência em diversos segmentos como multinacionais e empresas nacionais nos ramos alimentício, automotivo, construção civil, consultoria de investimentos em mesa de operações, Perfumaria e Cosméticos e Fundos de Pensão, sendo deste último nos últimos 10 anos. Atualmente, gerente geral da Boticário Prev.
Denys Roman
Sócio fundador da blendON – ESG Services. Formado em Administração e Mestre em Sustentabilidade pela FGV/EAESP, possui mais de 15 anos de experiência com consultoria em Relações com Investidores (IPOs / Programas de RI) e Governança Corporativa, desde 2018 tem foco em ESG / Sustentabilidade, atua na coordenação da CBARI/Relato Integrado, GT de educação do CBPS, faz parte da Comissão de Sustentabilidade do IBGC, instituto do qual também é instrutor credenciado.
Francisco Carlos Fernandes
Doutor em Ciências Contábeis, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Bacharel em Ciências Contábeis. Experiência de 35 anos em controladoria e gestão de riscos. Consultor especialista em gestão de riscos e controles internos para fundos de pensão, respondendo atualmente pelas avaliações periódicas de riscos e controles de mais de 70 entidades. Especialista em gestão de riscos corporativos, com projetos desenvolvidos em empresas de diversos portes e segmentos econômicos, destacando-se: Natura, Cielo, Grupo Martins, Brasil Ecodiesel e ETH Bioenergia. Experiência na concepção de modelos e na implantação e desenvolvimento de ferramentas e sistemas.
Guilherme Velloso Leão
Graduado em Economia pela PUC – MG, Mestre em Economia de Empresas (FEAD – MG), MBA em Finanças – IBMEC. Atualmente está como Diretor Presidente da Mais Previdência, fundo de pensão do Sistema FIEMG, (mandato 2022 – 2025), Presidente do ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (mandato 2019 – 2021 e 2022/2023), foi Diretor Executivo da ABRAPP, mandatos 2013 – 2015 e 2016 – 2018, respondendo pela área de investimentos, atuando ainda como Presidente do Conselho Empresarial de Economia da ACMinas.
Jarbas de Biagi
Advogado e Mestre em Direito Previdenciário. Atual Diretor Presidente da Abrapp, Diretor Financeiro (AETQ) da OABPREV-SP e Diretor da Mutuoprev. Foi presidente no Banesprev-Fundo Banespa de Seguridade Social, Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo da ENERPREV – Entidade de Previdência Privada do Grupo EDP. Presidente do Sindapp – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Diretor Executivo da Abrapp. Integrante do CGPC – Conselho de Gestão de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC e Membro Titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Raquel Castelpoggi
Raquel Castelpoggi é especialista em Sustentabilidade Empresarial e coordenadora do Comitê Técnico de Sustentabilidade Abrapp, da área de Responsabilidade Socioambiental da Fundação Real Grandeza e do Fórum de Equidade e Diversidade dos Fundos de Pensão. Representa a Abrapp no Laboratório de Inovação Financeira LAB, na Comissão Intrasetorial de Sustentabilidade do Mercado Financeiro e de Capitais e é conselheira suplente no Conselho Consultivo do CDP Latin América. Acumula MBA em Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade (FGV), MBA ISO 9000 e Gestão da Qualidade (UCAM), graduação em Serviço Social (UFRJ), especializações em Gestão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (UERJ) e Gestão de Programas Sociais e Planejamento (UFRJ) e Certificações GRI Training Program.
Tasso Azevedo
Tasso Azevedo é empreendedor social nas áreas de florestas, sustentabilidade e mudanças climáticas e Coordenador do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura do Solo no Brasil (MapBiomas). Engenheiro florestal formado pela ESALQ/USP foi fundador e diretor geral do Instituto Manejo e certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), Secretário-Geral da Comissão Nacional de Florestas e o primeiro Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro. Tasso foi um dos arquitetos do Fundo Amazônia e Co-Coordenador do Plano de prevenção e Combate do Desmatametno na Amazonia (PPCDAM) e idealizador e coordenador geral do do Sistema de Estimativas de Gases de Efeito Estufa do Brasil (SEEG). Preside o Conselho do Projeto Conexão Povos da Floresta, é pesquisador associado do Brazil Lab na Universidade de Princeton, e membro do conselho e comitês de várias organizações como Imaflora, IEMA, Rainforest Alliance, Prefered by Nature e Santander Brasil.
PÚBLICO-ALVO
Conselheiros, Diretores, Administradores Estatutários Tecnicamente Qualificados (AETQ),
Membros de Comitês de Investimentos das EFPC e todos os profissionais envolvidos na
gestão e controle das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Associe sua marca a este evento! Seja patrocinador de um dos principais eventos do segmento de Previdência Privada e alcance relevância no mercado.
PATROCINADORES
OURO
Saiba mais...
A PFM Consultoria e Sistemas é uma empresa que presta serviços de consultoria de gestão, especialmente no desenvolvimento e implementação de soluções de controladoria, gestão de riscos, controles internos e compliance.
Na condução de seus negócios, a PFM alia experiência profissional em organizações de diversos portes e segmentos e conhecimento proveniente de trabalhos de pesquisa, além da utilização das melhores e mais consagradas tecnologias do mercado.
BRONZE
Saiba mais...
A soma de mais de 20 anos de experiência de seus principais sócios no mercado segurador faz com que a Apoena, empresa coligada a Itajubá Investimentos, seja pioneira no oferecimento de soluções em seguros, alinhando conhecimento técnico, comercial e de mercado na busca por proporcionar resultados customizados a EFPCs e outros segmentos empresariais, bem como seguros focados em pessoas físicas.
Saiba mais...
A IAP – Itajubá Administração Previdenciária, é uma empresa dedicada exclusivamente na administração de planos de aposentadoria, no segmento das EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar). Somos a maior empresa no segmento com fins lucrativos.
A IAP – Itajubá Administração Previdenciária, faz parte do Grupo Itajubá, pioneiros na distribuição independente de produtos de investimentos alternativos no Brasil e no exterior para o segmento das EFPC.
A IAP – Itajubá Administração Previdenciária, realiza a gestão administrativa de 03 importantes Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Carlos Tejeda
11 95301.877
carlos.tejeda@iapprev.com.br
Roberto Chateaubriand
11 98380.3278 roberto.chateaubriand@iapprev.com.br
Guilherme Giraldi
11 96337.3460
guilherme.giraldi@iapprev.com.br
iapprev.com.br
MATERIAIS
A Abrapp oferece às associadas, acesso a um rico acervo com conteúdos exclusivos do Sistema, além de compilar os materiais apresentados em todas as lives e webinars realizados.
Uma biblioteca digital completa para ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar.
Clique no botão abaixo e confira!